terça-feira, 25 de maio de 2010

Semana 6
Nesta semana que se passou consegui observar um pequeno crescimento nos alunos quanto a construção textual, produção de histórias,pois, no início do estágio estava um pouco apavorada, pois, não sabiam estruturar um texto, com letra maiúscula no início de frase e nem deixar parágrafo. As poucas frases que escreviam eram sem nexo umas com as outras geralmente em um único parágrafo.
Procurei trabalhar esta semana atividades que eles compreendessem o sentido de INÍCIO, MEIO e FIM de uma história. Para isso pedi que criassem fantoches de vara dos personagens do filme, recontando-o através dos personagens criados pelos próprios alunos, relembrando/percebendo todas as etapas do filme. Também trabalhei com eles a interpretação de imagens, onde teriam que escrever uma história sobre as imagens apresentadas, observando a sequência, a ligação de uma figura a outra, com acontece numa criação de história, as frases precisam ter ligações umas com as outras.
Hoje já consigo perceber mais claramente se determinada atividade planejada funciona ou não com os alunos, pois, cada semana que se passa fica mais visível para mim as dificuldades, as limitações de cada aluno, da turma de um modo geral, como posso proceder com um assunto a ser trabalhado, estratégias,... para que relamente o assunto em questão faça diferença para os alunos, que a aprendizagem seja siginficativa.
A cada novo planejamento procuro sempre lembrar das palavras de Maria Bernadette Castro Rodrigues de que "planejar é a constante busca de aliar o 'para quê" ao "como".

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cida,

Seria interessante também trazeres obras da literatura infantil para trabalhar a questão do texto. Há histórias maravilhosas que podem ser contadas, ilustradas, reescritas pelos alunos.

Percebo que quanto mais conheces a turma, mais condições adquires de avaliar o teu trabalho e redimensionar teu planejamento. Parabéns!

Beijos, Rô