segunda-feira, 3 de maio de 2010

Semana 3
Pude perceber mais especificamente nesta terceira semana, o quanto os alunos tem dificuldades na leitura e interpretação. Na construção de um livro, os mesmos apresentaram dificuldades, pois, não conseguiam sozinhos ordenar os desenhos de acordo com os fatos da história.
Percebo que os alunos não gostam muito das histórias matemáticas, porque elas exigem interpretação. São poucos os alunos que conseguem decifrar sozinhos qual a operação está pedindo em cada história.
Senti nesta semana, que os alunos estão mais apegados a mim, demonstrando com palavras, gestos e carinhos... e isso é muito gratificante.
Ao propor para a turma a peça teatral "Um lugar especial no coração da mamãe", para ensaiarmos em homenagem as mães, confesso que esperava outra reação dos alunos. Me surpreenderam quando todos gostaram da idéia, "sem fazer cara feia", ou dizendo que não queriam participar. Houve sugestão dos alunos de no dia da apresentação cada um ter pendurado no pescoço um coração com o nome da mamãe dentro do mesmo.
Sinto que os alunos gostam mais de realizar atividades que envolvem a matemática, do que o português, talvez pelo fato de demonstrarem mais facilidade na matemática do que no português.
Aos poucos estou vendo maior participação, interação, envolvimento nas diferentes atividades propostas, principalmente em trabalhos em grupo, onde o meu maior desafio nas atividades competitivas é fazer com que eles entendam que o mais importante é participar, saber perder ou ganhar, entenderem que estão aprendendo de forma prazeroza, ou seja, brincando.
.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Cida,

Talvez seja necessário um trabalho mais interdisciplinar para evitar que a interpretação esteja sempre ligada ao Português. Na verdade, essa habilidade está presente em todas as áreas do conhecimento e é importante o aluno perceber isso.

As atividades em grupo são sempre competitivas? E o trabalho colaborativo, cooperativo como fica? Será que é tão importante estimular a competição?

Tens feito uso de jogos matemáticos? Talvez essa seja uma form de fugir das já conhecidas histórias matemáticas.

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Maria Aparecida disse...

Sim. com certeza.
Realizei atividades de interpretação até na matemática, onde eles mesmos construiam suas situações matématcas para outro grupo responder e vice-versa.
Quase não realizei atividades competitivas, as que eram de competição eram na hora das "atividades recreativas" que não eram todas de competição.
Trabalhei bastante jogos matemáticos, como bingo, jogo da memória, baralho e jogo da trilha, onde os próprios alunos eram as peças do jogo.