terça-feira, 1 de junho de 2010

Semana 7
Devido os alunos apresentarem muitas dificuldades quanto a leitura e produção textual e de quererem dizer quase que diarimante versinhos com rimas que eles mesmos já tem memorizado, surgiu a necessidade de se trabalhar um projeto sobre poesias com os alunos.
Criamos um livro "Poesias do 3º ano", onde serão anexadas no mesmo todas as atividades trabalhadas sobre poesia. Adoraram a idéia do livro que já na primeira semana estavam discutindo quem deveria ou não ficar com o livro.
Realizei atividades que refletindo melhor, faria diferente, pois nem tudo o que planejamos sai conforme o esperado. Ao iniciar poesia para os alunos, no mesmo dia pedi para eles construirem uma estrofe de poesia, sem ainda saberem bem as palavras que rimam. Faria diferente no sentido de trabalhar primeiramente as palavras que rimam, através de várias atividades diversificadas, explorando várias poesias e não somente uma única, para sim depois criarem sua própria poesia.
Nesta semana realizei historias matemáticas com os alunos de forma diferente das que já foram trabalhadas em aula, envolvendo-os na construção da mesma, ou seja, em grupos deveriam criar os desafios matemáticos para outro gupo responder e vice-versa. Senti eles mais empolgados, atentos, concentrados, explorando , imaginação, criatividade, produção, escrita...
Hoje me sinto mais segura na forma como vou conduzir minhas aulas. A cada dia que passa conheço melhor minha turma, as dificuldades específicas de cada aluno e também em relação a construção de caráter, personalidade, como cada criança age diante das situações inesperadas do cotidiano, observadas em aula.

Um comentário:

Roberta disse...

Maria Aparecida!!

A confiança é assim mesmo, a gente vai construindo ela a cada dia de trabalho. Quanto as poesias, é uma forma muito boa de trazer a leitura para vida de nossos alunos.

Abraços
Roberta