terça-feira, 18 de maio de 2010

Semana 5
Cada semana que se passa tenho a certeza que o que é mais interessante para os alunos são as atividades promovidas em grupo, onde eles participam ativamente do que está sendo proposto, e isto faz toda a diferença no processo ensinar/aprender. Posso ver claramente isso no envolvimento de cada aluno e também no registro da tabela das aprendizagens semanais, onde todos escrevem como "aprendizagem" as atividades que eles mais gostaram de realizar/participar.
Nesta quinta semana foi uma das semanas que percebi um envolvimento maior da turma, sem perceber tanta reclamação dos alunos ao propor diferentes atividades e também mais participativos/compreensivos no que diz respeito aos trabalhos competitivos, pois, haviam alunos que não brincavam se não fosse determinada fruta, outros, se perdessem uma vez não queriam mais brincar, ou ainda sempre queriam ser os primeiros a escolher....
Uma das atividades que já havia realizado com os alunos e eles adoraram, por isso, repeti nesta semana foi a "construção de maquetes" e a "entrevista na sala de aula", trazer uma pessoa na sala para eles entrevistarem, onde as perguntas da entrevista eram criadas pelos próprios alunos.
Quantas curiosidades em descobrir sobre a infância do entrevistado, surgiram perguntas/curiosidades na hora da conversa entre os alunos e o visitante.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Cida,

Que diferenças especificamente tu observas no processo ensinar/aprender a partir do trabalho em grupo? Explique melhor isso.

O que os alunos registram na tabela de aprendizagens? As atividades que mais gostaram? Apenas citam a atividade ou escrevem algo sobre ela? Os alunos socializam o que colocam na tabela? A tabela está visível para todos?

As atividades de competição estão mais ligadas aos momentos de recreação, é isso?

Seguimos conversando!
Beijos, Rô Leffa

Maria Aparecida disse...

Ao trabalharem em grupo percebo mais entusiasmo e empolgação nas atividades e consequentemente resultados mais satisfatórias, pois, eram uma turma bastante individualista e com o passar das semanas percebi uma grande mudança em relação ao individualismo.
na tabela de aprendizagem que fica exposta em um cartaz na sala de aula, eles registram apenas as atividades que mais gostaram de aprender.
As atividades de competição é sim como recreação, ou atividades recreativas, como costumo colocar no planejamento.