segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reflexão da prática
Duas semanas de estágio já se passaram e nesta segunda semana pude perceber durante as atividades propostas maior empenho e dedicação da turma, mais empolgação, entusiasmo, já que no início estava um pouco apavorada com tanta falta de interesse em participarem das atividades. Percebi um crescimento quanto o resgate da motivação dos alunos. Mas sei que ainda falta muito para que eles realmente tenham prazer em participar de todas as atividades propostas.
Estou conversando diariamente com eles, aproveitando cada situação que surge de individualismo, explicando que não é desta forma que devemos agir, que precisamos uns dos outros, que não vivemos isolados no mundo, devemos respeitar os colegas,... enfim, atitudes de coleguismo, parceria, assim como nos trabalhos realizados em gupo, onde todos contribuem, percebendo que ninguém é melhor que ninguém.
Como já falei no início que nada era interessante para os alunos, pude perceber mais especificamente no final da segunda semana, ao registrarem na tabela suas aprendizagens, que as atividades diversificadas são mais atrativas para eles, principalmente aquelas que são novidades, onde participam ativamente, as realizadas em grupo..., comprovando numa fala de um aluno que disse "que colocaria apenas o que ele achou mais legal de fazer".
De um modo geral a turma tem maiores dificuldades no português ( quanto leitura, interpretação, ortografia), do que na matemática.
Estou procurando trabalhar bastante com leitura, interpretação através de questionamentos, desafios, histórias matemáticas, inverter processo ( e não apenas seguindo um modelo padrão). Como diz Fernando Becker " O aluno só aprenderá alguma coisa se ele agir e problematizar sua ação".

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Cida,

Como tens articulado as diferentes áreas do conhecimento? Há um projeto interdisciplinar unindo-as?

Percebo que tens solicitado bastante atividades em grupo. O que exatamente os alunos realizam em grupo? Produzem algo coletivamente?

Que atividades destacas como inovadoras para os alunos? Como tem sido o registro das aprendizagens deles? Falam sobre isso?

Seguimos conversando!
Beijos, Rô Leffa

Maria Aparecida disse...

Sim trabalhei um projeto inicial sobre família, resgatando memórias, articulando portuguesm matemática, valores e geografia.
procurei realizar bastante atividades em grupo, já que estavam acostumados a trabalharem individualmente, como eles mesmos construirem histórias matemática, desafios matma´ticos em grupo para que outro grupo responda e vice e versa.
Atividades inovadoras são aquelas que realmente sejam significativas, inesquecíveis, prazerosas para eles como num aprender brincando.
Os registros das aprendizagens acontece geralmente em forma de texto.