domingo, 7 de novembro de 2010

Eixo VIII
No oitavo semestre, nos deparamos com o estágio curricular, estava na hora de colocarmos em prática as aprendizagens adquiridas ao longo do curso.
Já no início do estágio, observei que os alunos estavam acostumados com uma prática mais tradicional, sem muitos trabalhos em grupos, sem interagirem diante das atividades propostas, era mais copiar do quadro para o caderno.
Como meu objetivo na prática de estágio era fazer com que os alunos realmente aprendessem de forma prazerosa e empolgante, aos poucos fui resgatando o entusiasmo e a vibração em participar cotidianamente das aulas, percebendo claramente na alegria estampada em cada rostinho atento e curioso ao interagir ativamente nos mais diferentes assuntos trabalhados, essa é a diferença para que a aprendizagem seja significativa.
Ao experienciar no meu estágio uma prática avaliativa que utiliza instrumentos avaliativos como provas, classificando os alunos, ao somar as notas das mesmas, me causou indignação e descontentamento ao realizar tal procedimento, porque me senti presa as normas da escola, sem autonomia para fazer diferente, para colocar em prática, tudo o que aprendi durante a caminhada no PEAD sobre avaliação escolar.
Ciente de que o assunto para meu TCC não precisaria necessariamente partir do meu estágio, mas de algo que me tocasse, que me chamasse a atenção, o tema não poderia ser outro, se não "a avaliação nas séries iniciais", algo que para mim, marcou muito vivenciar tal experiência avaliativa.
Com diferentes buscas científicas pretendo mostrar a melhor maneira de avaliar a aprendizagem do aluno, que segundo Hoffmann Avaliar é “questionar, formular perguntas, propor tarefas desafiadoras, disponibilizando tempo, recursos, condições aos alunos para a construção das respostas.” (2001,p. 107)
Este seria o verdadeiro sentido do ato avaliativo, de acompanhar, observar, caminhar junto, auxiliando os alunos na construção dos seus saberes, e não utilizar instrumentos avaliativos padronizados, como provas, para verificar o que o aluno sabe ou não sabe, causando disputa e competitividade entre eles para ver quem ocupa os melhores lugares, ou seja, as melhores notas.
Referência:
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: As setas do caminho. Porto Alegre. Editora mediação,2001

2 comentários:

Roberta disse...

Maria Aparecida!!

Na verdade o tema do teu TCC partiu de uma experiência tua. Do teu estágio que te colocou a frente dessa prática tradicional de educação. Isso te fez refletir e pensar em outras formas de avaliar.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi Maria Aparecida,

concordo com a Roberta, teu TCC partiu do estágio, não do que foi realizado, mas justamente do que ficou como uma certeza de que "poderia" ser realizado.
Agora fiquei me perguntando: como estás levantando dados para o teu TCC? Tu descreve nesta postagem algumas das propostas dos autores, mas como isso se confirmaria na prática?
Deixo o convite para nos trazeres um pouquinho mais sobre as tuas idéias e perspectivas de avaliação.
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie