domingo, 21 de novembro de 2010

Considerações finais

A proposta do Seminário Integrador neste último semestre, etapa final do curso, veio contribuir bastante para a construção do TCC. Além disso, também nos proporcionou relembrar e de certa forma reviver momentos marcantes, aprendizagens, descobertas que ao longo do curso foram significativas no âmbito pessoa, profissional e como estudante.
Ao revisitar todos os semestres do curso, as interdisciplinas estudadas, há aquelas que foram mais prazerosas, mais empolgantes, mais signidicativas de realizar que outras, mas todas contribuíram de uma forma ou de outra para meu crescimento.
Quero ressaltar aqui a IMPORTÂNCIA e a RELAÇÃO do blog de aprendizagens com meu TCC.
As postagens escritas semanalmente nos blogs, nos possibilitou refletir sobre o que de fato aprendemos ou não, sobre o porquê modificou nossa maneira de pensar, de ver as coisas, se as nossas buscas se confirmaram ou não,... Não é simplesmente resumir ou destacar idéias principais sobre o que está sendo trabalhado, é muito mais que isso é questionar “o que de fato eu aprendi de novo”, mostrando evidencias que comprovem nossas idéias e pensamentos. Excelente recurso tecnológico pedagógico para o registro de nossas aprendizagens e descobertas.
A relação do blog com meu TCC(avaliação) é que é um importantíssimo instrumento para a prática avaliativa. Quanto mais freqüentes forem os registros de suas aprendizagens, mais o professor poderá auxiliar e acompanhar o crescimento crescente e individual de cada aluno, fazendo as intervenções necessárias, ampliando as possibilidades de os mesmos construírem novos saberes.
De tão significativo que foi o blog para mim, e ao me deparar com a falta de recursos tecnológicos na escola em que realizei meu estágio, precisei fazer as adaptações necessárias para que os alunos pudessem usufruir deste importante recurso, auxiliador na construção do conhecimento individual.
As postagens dos alunos eram realizadas semanalmente num grande painel fixado na parede, contendo o nome de todos os alunos.
Como não estavam muito acostumados a REFLETIR sobre o que aprenderam, pude perceber a dificuldade da grande maioria no início da postagens, mas também era visível o crescimento nas mesmas com o passar das semanas.
Hoje, para e olho para traz, refletindo todo o caminho percorrido durante o curso no PEAD, percebo o quanto eu aprendi, o quanto eu não sabia quase nada até ingressar neste curso. Ele nos mostrou a verdadeira maneira de se trabalhar com os alunos, à importância de tornar cada dia único, prazeroso para o professor e o aluno, trazendo diariamente aulas atrativas e envolventes, como o lúdico, “o brincar aprendendo”. Que o diálogo esteja presente sempre na prática pedagógica, valorizando cada aluno em suas particularidades, em sua essência, dando direito de todas as vozes serem ouvidas e não mais silenciadas. Todas estas aprendizagens foram levadas para minha experiência docente, no meu estágio curricular, proporcionando aos alunos momentos mágicos, prazerosos ao participarem e interagirem diante das diferentes atividades propostas.

3 comentários:

Roberta disse...

Maria Aparecida!!

Relembrar e refletir acredito que sejam as palavras chaves desse semestre em Seminário Integrador. Pois é exatamente isso que gostaríamos que acontecesse nessa re-vista às interdisciplinas.
Foi muito bom poder dividir mais esse momento contigo.

Vou sentir saudades.

Abraços
Roberta

Maria Aparecida disse...

Prof. No momento estou me sentindo feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz com o término do curso e triste porque não irei mais rever o carinho, o apoio, a dedicação das pessoas que passaram por mim ao longo do curso. Quero dizer a você um muito obrigado especial, pois, sempre me auxílio nos momentos de dificuldades. Também vou sentir muita saudades!!!!
Beijossss!!!

Nadie Christina disse...

Oi querida,

não pude deixar de registrar a minha satisfação por compartilhar das tuas novas certezas e a emoção diante da constatação que está mesmo chegando ao fim.
Um grande beijo e um saudoso abraço,
Profa. Nádie