domingo, 14 de novembro de 2010

Respondendo aos questionamentos...
Avaliação - TCC


Com esta temática para meu TCC, “avaliação nas séries iniciais”, pretendo mostrar com o apoio de vários teóricos a melhor maneira de avaliar a aprendizagem dos alunos, que ela aconteça continuamente e não apenas em uma etapa a parte, distanciada do processo ensino aprendizagem. Mas como isso se concretizaria na prática?
Através das buscas de importantes pensadores como Hoffmann, Demo, Vasconcellos, entre outros, posso dizer que a prática avaliativa deva estar direcionada sem que o aluno perceba que está sendo avaliado, que ela aconteça naturalmente, nas mais diferentes atividades trabalhadas e não somente nos finais dos bimestres, semestres, utilizando somente provas como instrumentos avaliativos. Os projetos de aprendizagem propostos pelo curso é um excelente instrumento avaliativo, pois, os alunos irão buscar respostas sobre algo do seu interesse, de sua curiosidade. Pelo fato de estarem tão envolvidos e empolgados com o que irão descobrir, nem perceberão a tal das regras da avaliação.
Sobre os dados levantados para meu TCC, além do embasamento teórico, realizei a pesquisa empírica, entrevistando alguns professores de séries iniciais para descobrir o que eles pensam a respeito do assunto. Com esses dados, relacionei com o que os estudiosos dizem, se a fala dos entrevistados estavam próximas ou distantes do que os mesmos nos falam.

Um comentário:

Roberta disse...

Maria Aparecida!!

Trouxeste dados do teu TCC mostrando o aporte teórico que te levaram a contrução do mesmo. Assim contemplaste a postagem relativa ao eixo 9.
Aguardo aqui apenas a postagem final mostrando como foi realizar essa revista às interdisciplinas do curso.

Abraços
Roberta