A partir da leitura do PARECER CEB nº 11/2000 –Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos pude compreender que a EJA abrange não somente a alfabetização, mas também o ensino fundamental e médio.
A EJA atende alunos-trabalhadores maduros, experientes na vida, que por motivos de repetência, evasão, não tiveram acesso a escolarização obrigatória em “idade própria”.
Pensar em EJA é pensar na relação de educação e trabalho, pois, muitas vezes o aluno /adulto leva para a sala de aula o cansaço de um dia longo, exaustivo de trabalho e isso precisa ser levado em consideração pelo educador EJA. Não existe um tempo estabelecido para que todos aprendam, é preciso respeitar o tempo de cada educando/adulto, garantindo assim a permanência de todos. Mas para que esta permanência seja assegurada é fundamental que a proposta pedagógica da EJA esteja voltada para os reais interesses e necessidades dos alunos, satisfazendo as necessidades de jovens e adultos, , qualificando-os em seu trabalho e em seu modo de vida.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
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Um comentário:
Maria Aparecida!
Diante a tantas informações do EJA que relatas em teu registro, pergunto, DE que forma o EJA seria importante na sua comunidade....
Existem algumas atividades do EJA que conheces em tua comunidade....
Benites
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