sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Didática

A proposta pedagógica de Comênio nos revela a busca por uma educação de melhor qualidade, transformadora, inovadora, uma prática pedagógica voltada para os reais interesses e necessidades dos alunos, para que assim a aprendizagem realmente seja significativa para eles, caso contrário como diz Comênio “formarem alunos que normalmente só conseguem repetir nomes e conceitos sem compreenderam do que estão falando”.
Com uma proposta pedagógica com mais qualidade e menos quantidade garantiremos uma aprendizagem muito mais produtiva e satisfatória, pois, conforme diz Comênio “investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais.” Isso nos faz repensar sobre o nosso “fazer pedagógico”, onde muitos educadores tem como principal preocupação passar informações, seguindo a listagem de conteúdos, sem dar muito importância se o que está sendo passado para os alunos naquele momento é significativo, se é do interesse deles, se condiz com a sua realidade de vida, estes questionamentos, estas reflexões devem acontecer diariamente dentro de um planejamento, pois, quantidade muitas vezes não garante qualidade.

Nenhum comentário: