sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A leitura do texto “O menininho”, de Helen Buckley, nos faz refletir sobre a nossa prática docente, o importante papel que nos educadores temos de auxiliar ou não, na construção da autonomia, da criatividade e imaginação da criança. Devemos ter o cuidado para que em nosso cotidiano, não aconteça como nesta história do menininho, que teve sua liberdade de expressão “podada” pela professora, onde todos os alunos deveriam desenhar de acordo com as orientações da mesma, utilizando as cores que ela dizia, ou seja, tornando-os assim crianças dependes, sem estímulo para criar, re (criar) inventar, imaginar.
Devemos fazer de nossas aulas um momento único, mágico para nossas crianças, motivando-os em cada novo desafio, expondo livremente seus pensamentos e opiniões, proporcionando um momento de grandes descobertas e aprendizagens, tornando o dia a dia da sala de aula, um ambiente prazeroso, interessante e atraente para as crianças, consequentemente, tendo uma aprendizagem mais produtiva e satisfatória.
“O aluno só aprende alguma coisa, construirá algum conhecimento novo, se ele agir e problematizar sua ação”. ( Fernando Becker)

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