quarta-feira, 20 de maio de 2009

Psicologia
Desde o nascimento até atingir a vida adulta, todo indivíduo passa por quatro estágios de desenvolvimento: Sensório-motor (0-24 meses), pré-operatório (2-7anos), operatório concreto (7,11,12anos) e operatório formal( 12anos em diante).
A realização da atividade do método clínico com uma criança de qualquer idade, com auxílio de algum material concreto nos diz em que estágio de desenvolvimento se encontra, pois, conforme diz Piaget, “as idades de ocorrência dos estádios são extremamente variáveis de um sujeito a outro.”
A idade cronológica não determina exatamente em que estágio de desenvolvimento se encontra o sujeito, mas sim nas suas atitudes e ações, na sua maneira de pensar e agir..., nas suas características cognitivas que dirão em que período se encontra.
A atividade realizada com uma criança de 7 anos, indica que se enquadra no operatório concreto, pois, apresenta características evidentes dessa fase, como organização do pensamento lógico, período marcado por grandes aquisições intelectuais, como na atividade desenvolvida (com duas bolinhas de massinha de modelar de tamanhos iguais), ela conseguiu perceber/acompanhar que mesmo uma das bolinhas sofresse inúmeras transformações, com certeza, teria a mesma quantidade inicial.
Conforme a criança vai se desenvolvendo, na interação, na estimulação do meio físico e social ela vai adquirindo maturação, fundamental para seu desenvolvimento e equilíbrio.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Maria Aparecida, a compreensão dos estágios nos ajuda a pensar na noção de aprendizagem. Pensando nessa relação, qual deve ser o papel do professor, em sala de aula, para fazer o aluno avançar, desenvolver-se cognitivamente, de modo a alcançar níveis cada vez mais complexos de desenvolvimento?
Beijos, Rô Leffa