quarta-feira, 20 de maio de 2009

Filosofia da educação
Ao assistir o filme “ O clube do Imperador”, o mesmo nos traz a história de um professor que fica diante de vários conflitos morais com o surgimento de um novo aluno bastante rebelde e desinteressado pelos estudos, , onde o professor decide dar uma chance desse menino participar de um concurso de perguntas na área de história.
O aluno infelizmente decepciona o professor, fraudando o concurso, usando cola em sua roupa, para tentar vencer o concurso.
O professor, pelo fato de ter dignidade, caráter, ética, justiça, ao perceber tamanha travessura, não admiti aquela situação e lança uma pergunta super difícil, onde o menino rebelde não soube responder, passando a vez para o outro colega, que acertou por ter estudado, se tornando o vencedor.
Este filme nos mostra que valores e princípios não nos são dado, mas sim que aprendemos a tê-los.
Que em todas as etapas da nossa vida, na busca de nossas metas e objetivos, devemos sempre demonstrar honestidade, dignidade, caráter, não sendo egoístas, individualistas, tentando prejudicar o próximo para realizar o que desejamos. Valorizar as oportunidades que a vida nos oferece, se empenhando ao máximo para fazermos a diferença, agindo assim, com certeza, os resultados serão satisfatórios.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Maria Aparecida, aprendemos o que significa 'ética' e 'moral' na relação com as outras pessoas... Como podemos, enquanto educadores, ajudar a construir valores e princípios junto ao alunos? De que modo a interdisciplina de Filosofia pode contribuir para essa tarefa? Seguimos conversando! Beijos, Rô Leffa