segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Eixo VI
As interdisciplinas estudadas neste eixo não apresentam uma relação direta com meu TCC, que é sobre a avaliação, mas consigo perceber relações embora um pouco distanciadas, que são na “Necessidades Especiais” e na “Questões Étnico Racial”.
A busca por uma educação Inclusiva, aos alunos com necessidades especiais não é uma tarefa tão simples quanto parece, ao mesmo tempo em que a avaliação inclusiva também é uma luta constante.
Para que as crianças “diferentes” possam sair da exclusão e aprender junto de outros alunos, em salas de aulas comuns, é preciso da mobilização de todos os envolvidos, como acontece com a luta contra a avaliação classificatória, que discrimina, exclui os alunos que não conseguem acompanhar os considerados “melhores da turma”, sentindo-se incapaz, inferiores aos demais.
Todos têm suas diferenças, suas particularidades, ninguém irá aprender ao mesmo tempo e no mesmo ritmo por isso que o professor ao avaliar deverá ter o cuidado para não avaliar a todos igualmente, como uma forma padronizada, mas sim levar em consideração as singularidades que cada aluno apresenta ao aprender, para complementar Jussara Hoffmann nos diz que :


“Se nos referirmos a diferenças como dificuldades, retrocedemos à visão classificatória, de procurar ajustar trajetórias individuais dos alunos à trajetória padrão do grupo. Quem é diferente, nessa visão, tende a ser discriminado. Na concepção de avaliar para promover, todos os diferentes jeitos de ser e de aprender são valorizados". (2001,p. 154)
"À medida que se valoriza o diferente, sem considerá-lo melhor ou pior, se favorece o convívio sadio entre estudantes, ao invés das atitudes competitivas e egoístas que a avaliação classificatória tende a suscitar”.(2001, p. 155)

A interdisciplina “Étnico Racial” traz a importância de respeitar e valorizar as diferentes culturas, as características individuais de cada indivíduo. Todos nós herdados hábitos e atitudes de nossas raízes e a relação com a avaliação é que em ambas trazem a importância de valorizar cada sujeito, cada aluno, nas suas diferenças, pois, trabalhar com a DIVERSIDADE existente é isso, é saber respeitar a homogeneidade de cada aluno trabalhando a heterogeneidade do grupo.

Um comentário:

Roberta disse...

Maria Aparecida!!

É justamente esse o objetivo do Seminári Integrador nesse semestre: tentar estabelecer relações. Mesmo que essas relações pareçam um pouco distantes, pois nesse momento estamos exercitando a nossa capacidade de reflexão e argumentação, essenciais para a construção do TCC.

Abraços
Roberta