domingo, 10 de outubro de 2010

Eixo V
Das interdisciplinas estudadas no Eixo 5 a que apresenta relação com meu TCC é a “Organização do Ensino Fundamental”, onde traz mais especificamente no texto “Organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem” de Maria Beatriz Gomes da Silva, a ligação do currículo com a “avaliação”, assunto este do meu foco de pesquisa, comprovando no seguinte trecho:

“...quando se fala em organização do currículo escolar é a forma como se avalia as aprendizagens que os alunos efetivam durante seu desenvolvimento. Com isso, estamos querendo dizer que currículo e avaliação da aprendizagem escolar, são faces indissociáveis de uma mesma moeda e que,portanto, ocorrem simultaneamente”.

Realmente, não podemos pensar no processo de avaliação distanciado do desenvolvimento do currículo, como uma etapa que acontece separadamente do processo de ensino e aprendizagem com infelizmente ainda encontramos em muitos ambientes escolares, trazendo um modelo de avaliação padronizada, preocupando-se somente em “somar as notas das provas”, para constar nos boletins que geralmente acontecem no final de bimestres, trimestres.., classificando os alunos.
O currículo e a avaliação estão interligados, quando o ato avaliativo acontece paralelamente, continuamente na prática pedagógica. A avaliação deixa de ser vista como uma ameaça, um obstáculo a ser enfrentado pelos alunos e passa a acontecer naturalmente, espontaneamente, no diálogo, nas diferentes atividades propostas. Promover diferentes momentos de o aluno manifestar seu entendimento, estimulando a curiosidade,... com certeza as aprendizagens serão muito mais significativas, esse sim é a verdadeira maneira como deveria acontecer a avaliação nas escolas de hoje, sem mais se sentirem pressionados, angustiados com a tal da “prova”.

Um comentário:

Roberta disse...

Maria Aparecida!!

Tenho notado em tuas postagens que estás conseguindo fazer uma ligação mais estreita com o teu TCC ajudando assim na escrita do teu trabalho.

Abraços
Roberta