domingo, 12 de setembro de 2010

Revendo os Eixos I,II e III.
Ao revisitar o início de nossa caminhada no PEAD, pude relembrar a contribuição de vários pensadores como Vygotsky, Piaget, Emília Ferreiro, Ana Teberosky... aprendizagens adquiridas até então muito significativas para mim.
Conheci diferentes teorias que explicam o desenvolvimento e a aprendizagem dos indivíduos, que são: Behaviorismo, Gestald e Sócio-Interacionismo.
O Behaviorismo estuda o comportamento, a reação das pessoas através de estímulos e respostas.
Gestald, conhecida como teoria da forma, estuda o comportamento em sua totalidade, como formas com significado.
Por último, o Sócio-Imteracionismo, onde Vygotsky nos diz que a criança nasce numa sociedade organizada e precisa se adaptar a ela, conhecendo sua cultura.
Também estudamos a infância de 0 a 10 anos, que nem todas as crianças tem direito a ter infancia, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), O processo de alfabetização e letramento, trazendo-nos métodos adequados e significativos para alfabetização com Emilia ferreiro e Ana Teberosky.
Ao relembrar o texto "Maquinaria escolar", o mesmo mostra o surgimento da primeira escola primária e por trás disso vem os interesses políticos e ideológicos envolvidos na criação da mesma. Mas foi o com o"Manifesto dos Pioneiros" estudados no eixo II, que me fez relacionar com o assunto do meu TCC, o processo de avaliação nas escolas de hoje.
Como o "manifesto" na época foi o protagonista da organização de educadores preocupados com a existência e com a qualidade da escola pública no Brasil, assim deveríam ser os professores de hoje , preocupados com um processo de avaliação de qualidade e não quantidade, saindo da mesmice e da rotina, sem mias utilizarem instrumentos avaliativos ultrapassados, estando mobilizados a mudança, provocando um "manifesto" para a busca de uma novo modelo avaliativo, levando em conta "todo o processo" de construção do conhecimento do aluno e não apenas no final de cada etapa, sem mais presenciarmos práticas avaliativas clasificatórias e discriminatórias.

3 comentários:

Roberta disse...

Maria Aparecida!!

Consegues trazer resumidamente o que foi visto em cada uma das interdisciplinas do eixo. Não encontrei porém nenhuma reflexão e relação dessa interdisciplinas com o teu TCC. Sei que teu tema é Avaliação nas Séries Iniciais e acredito que essas interdisciplinas podem te levar a alguma discussão.
Aguardo o complemento nessa tua postagem.
Conte comigo para resolver qualquer dúvida.

Abraços
Roberta

Maria Aparecida disse...

Prof. ao explicar o que estudei no Eixo II, você diz que não encontrou nenuma relação e reflexão com meu TCC.
Mais no final da postagem faço a relação do "maifesto" com a "avaliação" onde as pessoas na época estavam insatisfeitas com a qualidade na educação, assim como a prática de avaliação tradicional que aconteçe em nossas escolas.

Roberta disse...

Maria Aparecida!!

Agora, com essa tua complementeção vejo com mais clareza a relação que fizeste com o teu TCC, exercitar a escrita e explicaitar melhor as relações é um bom exercício para a construção do TCC.

Abraços
Roberta