domingo, 5 de setembro de 2010

Busca de materiais
Neste momento estou correndo contra o tempo, na busca por livros, artigos, revista, enfim diferentes materiais que possam me auxiliar na construção do meu TCC, assunto de pesquisa do meu interesse e curiosidade "avaliação nas séries iniciais".
Ao rever as primeiras interdisciplinas do curso, pude encontrar vários autores já estudados: Paulo Freire, Durkheim, Max Weber, José carlos Líbano...importantes teóricos que falam de um modo geral sobre "educação e sociedade", dentre estes o que mais diz especificamente para meu tema de pesquisa é José Carlos Líbano, na qual tenho um livro que o mesmo fala sobre como deve ser a "avaliação escolar". Na verdade todos eles foram e serão importantes inspirações para refletir nossa prática docente, nosso "fazer pedagógico".
Ao rever os textos de Max Weber, onde trouxe 3 tipos de dominação na escola, sendo uma delas a "dominação tradicional", pude imediatamente relacionar com o "modelo tradicional avaliativo", infelizmente muito utilizado na grande maioria das escolas nos dias de hoje, a "avaliação classificatória", modelo este equivocado de avaliar a aprendizagem do aluno, com o que me deparei no meu estágio, causando competitividade entre alunos.
Pretendo realizar várias leituras sobre o tema em questão, defendendo a idéia de que avaliar, não pode significar uma tortura, uma angústia, uma etapa ruim a ser enfrentada pelos alunos, mas sim que ela aconteça naturalmente, continuamente, no diálogo, na interação, na observação, nos trabalhos coletivos, no empenho e dedicação individual (mesmo trabalhando em equipe), onde o professor não seja o que sabe tudo e o alunos nada sabe, mas que ambos aprendam juntos, mediando e auxiliando-os na busca da construção do conhecimento.

Um comentário:

Roberta disse...

Maria Aparecida!!

Estás fazendo um bom exercício, pois mesmo não se relacionando em tudo com o teu TCC consegues fazer relações entre as intredisciplas e o que tu estás estudando sobre avaliação. Esse é um exercício importante pois nos força a pensar e re-pensar sobre o que já estudamos.

Abraços
Roberta