domingo, 18 de abril de 2010

Primeira semana de estágio
Já imaginava que os alunos eram bastante agitados, mas o que não esperava era tamanha desmotivação da grande maioria dos alunos em participar das diferentes atividades propostas, principalmente as atividades que envolvem trabalho em equipe, pois, de um mdo geral são muito individualistas, só querem ganhar, não sabem perder.
Preciso trabalhar muito sobre "Valores", resgatar a motivação deles em aprender de diferentes formas, pois, já percebi que quando escrevo atividades no quandro não percebo tanto desinteresse. Do meu ponto de vista, penso que agem desta forma talvez por que estão acostumados com esta prática de ensino - aprendizagem ou talvez pelo fato, de já trazerem essa idéia impregnada pelos pais de que "aprender é quadro cheio".
Acredito que meu maior desafio é resgatar o entusiasmo, a vontade, o interesse, a motivação em querer participar de todas as atividades propostas, de ir além, de incentivá-los a buscar sempre mais e mais. E também de saber trabalhar em equipe, de saber compartilhar, dividir, trocar, perder e ganhar. Precisam compreender que não vivemos isolados no mundo, que precisamos uns dos outros, de trocar experiências, compartilhar saberes. Aprendendo desta forma, com certeza, o aprendizado será muito mais significativo, pois, estarão interagindo com pessoas de diferentes opiniões e personalidades. Aprender é trocar, compartilhar saberes e experiências.


Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cida,

Sem dúvida, o trabalho cooperativo é um aprendizado fundamental, mas tenha paciência... talvez os alunos não estejam acostumados a esse tipo de prática e, por isso, se mostrem tão resistentes.

Procure realizar atividades em que uns necessitem da ajuda dos outros, envolva-os em atividades desafiadoras que motivem a busca e a pesquisa. Para isso, leve em consideração a curiosidade deles.

Estás trabalhando com alguma arquitetura pedagógica? Algum projeto de estágio?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa