quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sempre tive muito interesse e curiosidade em saber sobre LIBRAS, mas sempre me pareceu um pouco complicado e difícil, mas para os surdos é uma necessidade natural de comunicação, como para nos ouvintes é a audição/oralidade.
Fico imaginando como é ter um aluno surdo na sala de aula, como faria para me comunicar com ele. Primeiramente iria procurar saber sobre a língua de sinais, mas sem apresentar domínio do mesmo no momento de um diálogo inesperado com uma pessoa surda, tentaria me comunicar com ela, olhando olho no olho, tentando dramatizar, desenhar, utilizando bastante as expressões faciais e corporais, já que a expressão visual é uma necessidade na comunicação dos surdos.
Para que haja interação entre surdos e ouvintes é fundamental conhecermos a linguagem de sinais, e a escola seria um espaço importante para se trabalhar com essa comunicação dos surdos (língua de sinais), dando espaço para conhecer e respeitar as diferentes culturas existentes em nosso meio, pois, vivemos num país de diversidades.

Nenhum comentário: