quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Linguagem e Educação
Ao planejar nossas aulas pensamos nas estratégias, na maneira como iremos proceder para que os alunos aprendam de forma significativa os assuntos trabalhados no cotidiano da escola, com isso sempre temos uma ordem a ser seguida, ou seja, um método de ensino, por isso que não há como alfabetizar sem método, ou seja, “não há como alfabetizar e letrar (não importa a ordem!), na escola, sem o uso de múltiplos métodos que contemplem os processos de ensino e de aprendizagem, isto é, de aquisição (codificação e decodificação) e usos da língua escrita.” (TRINDADE, pg 3).
Uma criança ainda não escolarizada, ou um adulto analfabeto consegue fazer a leitura do mundo, por que já é um sujeito letrado, pois está em contato com o código escrito.
Ao planejar as atividades diárias, estas devem contemplar o ensino da língua materna, ou seja, o nosso português, como: produção de texto, leitura, escrita, oralidade, fundamentais para a aquisição da leitura e escrita e um melhor aperfeiçoamento do mesmo.
Também é importante trabalhar atividades que desenvolvem a consciência fonológica, os fonemas, os sons das pequenas partes até chegar ao todo, nas palavras e frases, fundamental para a compreensão da estruturação da escrita.
É importante que o professor disponha para os alunos, textos diferenciados, como: histórias em quadrinhos, músicas, noticiários de jornais,... para que cada vez mais cedo eles consigam contemplar nas suas criações textuais coerência e coesão,e não somente regras da gramática como muitos professores priorizam. Verificar se os textos apresentam conexão com as idéias apresentadas, sem repetir os mesmos dizeres, ou contradizer suas idéias dentro de um único texto. Auxiliar os alunos dia a dia nesta construção, para que futuramente se tornem grandes escritores.
Referências:
TRINDADE, Iole Maria Faviero. Não há como alfabetizar sem método?

Um comentário:

By Benites disse...

Maria Aparecida!

Vocês estão com várias oportunidades dentro do curso para verificar métodos, processos e experiências.
Esta teoria tem que refletir na tua prática, aproveite estas novas abordagens para qualificar tua atividade como educadora.
Assim será possível ver em tuas postagens a articulação da teoria e da prática.
Ok.
Benites