terça-feira, 15 de abril de 2008

Estudos Sociais

Através da aula presencial com o professor Nilton e da leitura do texto “Do acaso à intenção em Estudos Sociais” pude compreender que trabalhar em Estudos Sociais como qualquer outra disciplina requer planejamento, planejar da melhor forma possível, com amor, dedicação, buscando sempre algo a mais para o que se pretende ensinar, e isso se refletirá no aluno, agente transformador da sociedade na qual está inserida.
Infelizmente ainda existem escolas que trabalham os conteúdos, seguindo somente o currículo, o que os livros didáticos trazem, baseado em métodos e técnicas tradicionais, sem se preocupar com o futuro de nossas crianças, sem ao menos se questionar se o que estão ensinando é o melhor que podem dar e oferecer para os alunos. Nós educadores preocupados com o aprendizado de nossos alunos, querendo uma educação de melhor qualidade para eles, estamos sempre buscando inovar, melhorar, nos perguntando:
O que realmente queremos que nosso aluno aprenda? Como estamos ensinando? A forma como estou conduzindo meu trabalho é a maneira correta? O que preciso melhorar na minha prática docente, no planejamento de minhas aulas, para que meu aluno aprenda de forma prazerosa e divertida. Questionar-mos sempre, se estamos tornando nossos alunos sujeitos passivos ou ativos na sociedade.

Nenhum comentário: