segunda-feira, 21 de junho de 2010

Semana 10
A última semana de estágio, foi mais curta que as outras semanas, de apenas três dias, por isso não tenho muito o que falar.
Meu coração já estava apertado, de deixar minha turminha,...ficaram as lembranças que passamos juntos.
Na última semana fiz uma retrospectiva, refletindo sobre como inicei meu estágio, como faria diferente determinadas atividades se fosse começar de novo, as orientações, sugestões da supervisora que foram de fundamental importância para meu crescimento profissional, já que não tinha experiência na prática docente.
Em relação a turma, comparando o início e o final do estágio, pude ver o crescimento da aprendizagem dos alunos na realização das diferentes atividades trabalhadas, o resgate do estímulo, da motivação nas aulas diárias em querer realizar, fazer, comparar, buscar, analisar... por prazer e não uma obrigação a ser cumprida. O saber ser solidário, prestativo, demonstrando coleguismo, pareceria, nos trabalhos realizados em grupo. Posso dizer que estes objetivos foram atingidos, sendo visível na participação e no empenho diário de cada aluno.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Semana 9
Devido os alunos apresentarem dificuldades de interpretação textual ou de desafios matemáticos e o fato de alguns alunos ficarem em dúvida sobre o valor que deverão dar para a compra do lanche da escola, surgiu a idéia de construir com os alunos o " mercadinho do 3º ano", nome este que deram ao mercado.
Foi uma das atividades realizadas em aula que mais senti empolgação e envolvimento dos alunos.
Através das pesquisas de preços, colocamos os valores nas diferentes embalagens de sucatas. Traziam diariamente brinquedos para colocar a venda no mercadinho, até o lanche de casa tornou-se produto do mercado.
Esta atividade é uma forma de aprender brincando, onde , na prática de compra e venda, no concreto, aprendem a lidar com o dinheiro, indispensável para nossa sobrevivência. Também conseguem compreender/resolver mais facilmente as operações, as situações matemáticas propostas em aula.
Nesta semana pude ver um crescimento da turma em relação a construção de poesia, a facilidade que demonstraram em encontrar palavras que rimam, comparando com a primeira aula ao iniciar poesia para os alunos, eram poucos os que sabiam algumas rimas. Isso é tão gratificante, poder visualizar a aprendizagem dos alunos.
Semana 9
Na semana 9 concluimos a atividade da construção do jornal do 3º ano.
Refletindo melhor sobre a atividade proposta acima, se fosse iniciá-la em um novo momento, iria explorar muito mais, trazendo como já havia feito, a realidade dos alunos, mas poderia abranger outros assuntos, sugestões de filmes, procurar informações verdadeiras sobre nossa localidade, dividindo a turma em grupos...
Hoje, pecebo o quanto já aprendi com minha prática de sala de aula, sei que tenho muito que aprender. É no dia a dia, no modo como direcionamos nosso planejamento, nossa prática docente, que aos poucos ganhamos experiência, crescendo profissionalmente. Refletir sobre o que deu certo, o que não deu, como poderia ser diferente, ou seja, buscando novas idéias, procurando inovar, tornar cada nova aula melhor que a anteriormente, tornando o ambiente escolar prazeroso, motivador, desafiador, acolhedor....construindo alunos mais participativos, curiosos, com pensamentos e opiniões próprias, pois, as crianças são o futuro do nosso país.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Semana 8
Esta penúltima semana de estágio ficou um pouco mais curta devido ao feriadão.
Estou dando continuidade ao projeto "Brincar de poesia". Iniciei na semana 8 a atividade de construção do jornal do 3º ano, que darei continuidade na semana 9.
Como o jornal já foi um assunto trabalhado como meio de comunicação, no mesmo conterá assuntos do interesse dos alunos, como poesias construidas por eles em aula, piadas, caça -palavras... e assuntos já estudados pela turma.
É notável a empolgação e a agitação dos alunos em uma atividade prazerosa, divertida, onde eles são os protagonistas, os autores dos informativos no jornal e isso faz muita diferença para eles, pois, o jornal é escrito pelo 3º ano.
Também pude perceber nesta semana, um crescimento da turma no que diz respeito ao INÍCIO, MEIO e FIM de uma história, ligação entre as frases.
Há alunos que ainda não constroem seu texto em um único parágrafo, mas a coerência e a coesão no texto já é visível acontecer.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Semana 7
Devido os alunos apresentarem muitas dificuldades quanto a leitura e produção textual e de quererem dizer quase que diarimante versinhos com rimas que eles mesmos já tem memorizado, surgiu a necessidade de se trabalhar um projeto sobre poesias com os alunos.
Criamos um livro "Poesias do 3º ano", onde serão anexadas no mesmo todas as atividades trabalhadas sobre poesia. Adoraram a idéia do livro que já na primeira semana estavam discutindo quem deveria ou não ficar com o livro.
Realizei atividades que refletindo melhor, faria diferente, pois nem tudo o que planejamos sai conforme o esperado. Ao iniciar poesia para os alunos, no mesmo dia pedi para eles construirem uma estrofe de poesia, sem ainda saberem bem as palavras que rimam. Faria diferente no sentido de trabalhar primeiramente as palavras que rimam, através de várias atividades diversificadas, explorando várias poesias e não somente uma única, para sim depois criarem sua própria poesia.
Nesta semana realizei historias matemáticas com os alunos de forma diferente das que já foram trabalhadas em aula, envolvendo-os na construção da mesma, ou seja, em grupos deveriam criar os desafios matemáticos para outro gupo responder e vice-versa. Senti eles mais empolgados, atentos, concentrados, explorando , imaginação, criatividade, produção, escrita...
Hoje me sinto mais segura na forma como vou conduzir minhas aulas. A cada dia que passa conheço melhor minha turma, as dificuldades específicas de cada aluno e também em relação a construção de caráter, personalidade, como cada criança age diante das situações inesperadas do cotidiano, observadas em aula.