quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Linguagem e Educação
O texto “Tem um monstro no meio da história” (GURGEL, 2009), Maria Cecília Perroni, nos mostra que nos primeiros anos de vida, quando uma criança começa a contar histórias é comum que a mesma misture ficção e realidade,trazendo elementos vivenciados em seu contexto diário, demonstrando dificuldades em distinguir/separar o real do imaginário, podendo ser claramente percebido ao ouvir histórias contadas pelas crianças menores, sendo natural esta confusão entre realidade e fantasia, pois, até os cinco anos de idade, ela está amadurecendo seu pensamento, seu desenvolvimento cognitivo.
Por isso, a importância do estímulo de nós adultos, através de histórias que lhes são contadas diariamente, e com o manuseio de diferentes textos e imagens, mesmo que a criança ainda não saiba ler, mas que esteja rodeada de materiais, auxiliando e incentivando-a a ir além dos recursos que utiliza em suas construções, aos poucos ela vai adquirindo os aspectos estruturais da narrativa, fazendo as pausas e entonações dos personagens, necessárias para, tornar sua fala interessante e atrativa, enriquecendo sua história com recursos de sua criatividade, amadurecendo seu pensamento, aperfeiçoando a cada dia sua oralidade, seu pensamento cognitivo, tendo cada vez mais facilidade ao se comunicar.

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