quarta-feira, 21 de outubro de 2009

EJA
Para mim foi uma grande descoberta, saber que a EJA abrange não somente a alfabetização, mas também o ensino fundamental e médio, que até então imaginava que o ensino fundamental e médio ficaria apenas com o Ensino Supletivo. Devido a isso, de imediato surgiu uma dúvida: a diferença do supletivo para o EJA, mas que no decorrer da realização das atividades para mim foi esclarecida.
O supletivo dá continuidade aos estudos a alunos que por um motivo ou outro não puderam concluir em idade considerada “própria”, com um tempo pré- determinado, para a conclusão do ensino fundamental e médio, ou seja, pelo pouco tempo que tem para aprenderem determinados conteúdos, estes são mais resumidos. Já na EJA não existe um tempo pré-estabelecido para que todos aprendam, é preciso respeitar o tempo que cada aluno/adulto leva para assimilar o conhecimento, avançando para a fase seguinte. Este tempo para aprender, é diferenciado de pessoa para pessoa, para alguns, podem levar semanas, meses, como para outros, anos.
Em minha comunidade infelizmente não acontece a EJA. Fico imaginando os benefícios e alegrias que ela traria para a sociedade, mas especificamente para aqueles adultos não escolarizados, seria um estímulo, uma oportunidade para as pessoas adquirirem novas aprendizagens, novos conhecimentos, trocar informações, compartilhando vários saberes, ampliando assim seus horizontes.
Outra descoberta que tive durante esta interdisciplina foi que a proposta pedagógica da alfabetização de adultos, é diferente da utilizada com as crianças pequenas, ou seja, os recursos, os métodos de ensino utilizados pelo professor ao alfabetizar adultos não podem ser os mesmos utilizados com crianças pequenas, pois, os adultos já trazem uma bagagem de conhecimento durante toda a sua vida, por isso a metodologia deve partir de suas vivências de adulto, que são diferentes das vivências de uma criança, caso contrário não terá significado nenhum para o aluno/adulto, acabando por desistir das aulas.

Nenhum comentário: