quarta-feira, 24 de junho de 2009

O texto de Adorno “Educação após Auschwitz” e o capítulo do livro de Kant “Sobre a Pedagogia” , ambos trazem em comum um instrumento importante, capaz de transformar, este instrumento se chama EDUCAÇÃO. È através dela que nos tornamos cidadãos melhores, com pensamentos e opiniões próprias, responsáveis pelos nossos atos. Kant diz que “ O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação”.
A disciplina e a instrução fazem parte da educação. A instrução é um processo na qual espera-se que o sujeito tenha disciplina e respeito , caso contrário, isso se refletirá nas barbáries ainda tão presentes em nossa sociedade.
A formação moral de um cidadão começa desde cedo, na família e na escola. Por isso a importância de uma boa instrução ainda quando pequenos para que no futuro se torne um cidadão do bem com princípios e valores.
O papel da escola transformadora é de ensinar a pensar, questionar, dialogar, trocar informações,estimular, buscar.... fundamentais para a construção da autonomia do individuo. Tendo outra visão de mundo, conseqüentemente o mesmo saberá como lidar com os obstáculos que irão surgir , não caindo em bárbaries.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Maria Aparecida,

Sem dúvida, é pela educação que podemos nos tornar seres humanos melhores. Educar envolve não apenas conhecimentos teóricos, científicos, mas também a construção de princípios morais que são adquiridos ao longo da vida a partir da relação com o outro. Por isso, como educadores, precisamos estar comprometidos com uma Educação que privilegie a cooperação, o diálogo, a interação e o respeito às diferenças.
Beijos, Rô Leffa