domingo, 7 de junho de 2009

Concepção de índio
O texto “ Os índios no Brasil, Quem são e quantos são”, de Gersen dos Santos Luciano, nos mostra a dura realidade dos povos indígenas no Brasil, que durante séculos e séculos de massacre, escravidão, dominação e repressão cultural, devido a invasão dos colonizadores europeus as terras dos índios que ali já estavam, habitantes nativos, originários, se vendo forçados e obrigados, a esquecer suas culturas, tradições, sua identidade indígena, como forma de sobrevivência.
Hoje, depois de um longo período de sofrimento, culturas e tradições indígenas estão sendo resgatadas, revalorizadas e revividas, fortalecendo a identidade étnica, valorizando toda a riqueza histórica e cultural dos povos indígenas.
Infelizmente ainda presenciamos em muitos ambientes escolares a forma equivocada, ultrapassada, pejorativa, de se trabalhar o dia do índio, somente no dia 19 de abril, de forma generalizada, onde todo o índio é igual, alimentando o preconceito e a discriminação para com os povos indígenas, ignorando suas individualidade e diferenças.
Falar de índio hoje para nossas crianças significa falar de uma diversidade de povos, transmitindo para as futuras gerações que cada indivíduo tem sua identidade étnica, com costumes e tradições que devem ser respeitados e valorizados por todos, percebendo que cada um de nós tem características individuais próprias, com sentimentos, emoções,... como todo ser humano, independente de classe social, etnia, gênero, valorizando a história e a cultura de cada povo.

Nenhum comentário: