Questões étnico-raciais na educação: sociologia e história.
Ao nosso meio estamos rodeados de pessoas vindas de diferentes culturas e etnias, no qual convivemos, interagimos diariamente com elas. Por isso a importância de se trabalhar com a diversidade na escola. E a atividade do mosaico étnico-racial, fez com que os alunos analisassem e refletissem sobre o EU e os OUTROS, relatando diferenças e semelhanças entre as pessoas do seu convívio, que devem ser valorizadas e respeitadas por todos.
È na escola, na interação entre os colegas, nas pequenas atitudes do dia a dia, não discriminando, respeitando as diferenças que iniciamos a inclusão na escola. Trabalhando a diversidade, com certeza estamos dando direito de todos conviverem em harmonia, independente de classe social, etnia, gênero, que todos se sintam incluídos na sociedade.
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3 comentários:
Oi querida!
Estive lendo as tuas postagens e fiquei me perguntando se tu consegues ver proximidades entre esta e a de filosofia, por exemplo? Se consegue o que tu considera que as aproxima, se não o que tu considera que as afastam?
Voltarei em breve para continuarmos conversando, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
Oi prof. Como vai?
Com certeza existe,pois,percebi que estavam interligadas quando lia o início do texto, " O dilema do antropólogo Francês" proposto pela interdisciplina Filosofia da Educação. Percebi que tem muita semelhança com a de "Questões étnico-raciais...." pois, ambas trazem diversidade cultural, costumes, tradições...
Oi Maria Aparecida!
Além dessas interdisciplinas, há mais alguma que aborde "diversidade", "discriminação" e necessidade de respeito às diferenças? Esses questionamentos sobre as proximidades te fazem pensar em novos modos de abordar essas questões na sala de aula? Ou a lidar com a diversidade no teu cotidiano? Pense nisso. Voltarei em breve!
Um forte abraço,
Profa. Nádie
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