terça-feira, 28 de abril de 2009

Questões étnico-raciais na educação: sociologia e história.
Ao nosso meio estamos rodeados de pessoas vindas de diferentes culturas e etnias, no qual convivemos, interagimos diariamente com elas. Por isso a importância de se trabalhar com a diversidade na escola. E a atividade do mosaico étnico-racial, fez com que os alunos analisassem e refletissem sobre o EU e os OUTROS, relatando diferenças e semelhanças entre as pessoas do seu convívio, que devem ser valorizadas e respeitadas por todos.
È na escola, na interação entre os colegas, nas pequenas atitudes do dia a dia, não discriminando, respeitando as diferenças que iniciamos a inclusão na escola. Trabalhando a diversidade, com certeza estamos dando direito de todos conviverem em harmonia, independente de classe social, etnia, gênero, que todos se sintam incluídos na sociedade.

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Estive lendo as tuas postagens e fiquei me perguntando se tu consegues ver proximidades entre esta e a de filosofia, por exemplo? Se consegue o que tu considera que as aproxima, se não o que tu considera que as afastam?
Voltarei em breve para continuarmos conversando, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Maria Aparecida disse...

Oi prof. Como vai?
Com certeza existe,pois,percebi que estavam interligadas quando lia o início do texto, " O dilema do antropólogo Francês" proposto pela interdisciplina Filosofia da Educação. Percebi que tem muita semelhança com a de "Questões étnico-raciais...." pois, ambas trazem diversidade cultural, costumes, tradições...

Nadie Christina disse...

Oi Maria Aparecida!

Além dessas interdisciplinas, há mais alguma que aborde "diversidade", "discriminação" e necessidade de respeito às diferenças? Esses questionamentos sobre as proximidades te fazem pensar em novos modos de abordar essas questões na sala de aula? Ou a lidar com a diversidade no teu cotidiano? Pense nisso. Voltarei em breve!
Um forte abraço,
Profa. Nádie