terça-feira, 31 de março de 2009

Educação de pessoas com necessidades educacionais especiais
A leitura do texto " História, Deficiência e Educação Especial" me causou indignação pelo fato de que na era pré-cristã, as pessoas com necessidades educacionais especias eram abandonadas, perseguidas e a sociedade aprovava estas atitudes, não demonstrando nenhuma preocupação e interesse para com estas pessoas.
Com o passar dos anos surgiu uma preocupação de integrar socialmente as pessoas que apresentavam alguma deficiência, oferecendo educação especial, em escolas públicas, com o objetivo de integrá-los em ambientes escolares.
Na luta pelos direitos iguais para todos , esse movimento ganha força, garantindo na lei da Constituição Federal de 1988:" o direito de todos á educação, garantindo assim o atendimento educacional de pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais".
Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, além das transformações nas estruturas escolares, precisamos acabar com o preconceito, discriminação, respeitar as diferenças e que os professores estejam preparados para receber os mais diferentes casos na qual surgirem.
A escola precisa estar mobilizada, trabalhar em conjunto, com a participação de todos no processo de inclusão. Que as crianças com necessidades especiais saiam da exclusão em que se encontram e possam aprender junto de outros alunos, em escolas regulares, em salas de aulas comuns, oferecendo educação de qualidade para todos.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Lendo esta e a outra postagem, fiquei me perguntando: na interdisciplina de "Educação Especial" te chocou o que era feito com "o outro", o diferente...Em "Questões étnico raciais" te chocou a dificuldade de perceber os traços que nos identificam, caracterizam como sendo parte de um determinado grupo. O que estas duas interdisciplinas teriam em comum? De que forma suas temáticas se conectam? Ou não se conectam? Vou deixar essa questão para ires pensando, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Maria Aparecida disse...

Oi querida prof. Tudo bem?
Em relação a interdisciplina de "Educação Especial", me chocou, causou indignação pelo fato de as pessoas que viviam naquela época, na era pré-cristã, não demonstravam nenhuma preocupação com as pessoas especiais, eram totalmente excluídas da sociedade.
Em "Questões étnico-raciais..."não é que me chocou a dificuldade de perceber os traços que nos identificam, mas que é difícil falar de nós mesmos.
Estas duas interdisciplinas estão interligadas porque trazem o seguinte: "Cada ser humano tem características individuais próprias, que devem ser respeitadas e valorizadas por cada um de nós, pois, todos temos direitos iguais.