sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A proposta da interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, me fez refletir sobre o que é ser adulto?, Quando uma pessoa se torna adulta?,Quais comportamentos que levam a torná-la adulta?, que até então não me questionava sobre este assunto.
A partir daí comecei a prestar mais atenção nos comportamentos e atitudes e das pessoas na qual convivo diariamente, verificando em qual das fases descritas por Erikson se encontram, percebendo que algumas delas não se encaixam em determinada fase, ou seja estão ainda na fase anterior, outras estão em transição de uma para outra, enfim, aprendi que, na verdade não existe um tempo determinado para cada fase da vida, por exemplo: ao completar 18 anos todas as pessoas se tornarão adultas. Isso vai depender de cada pessoa, de sua interação com o meio, da influência da sociedade, da sua convivência diária, de fatos importantes que marcaram sua vida,... adquirindo com o passar do tempo maturidade suficiente ou não para assumir responsabilidades , compromissos, tomando decisões próprias, conduzir sua própria vida, apresentando comportamentos de uma pessoa adulta.
É importante conhecer as diversas fases descritas por Erikson, para assim podermos analisar e compreender diferentes atitudes e comportamentos apresentados por diferentes pessoas em diferentes etapas da vida.


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A partir da proposta da interdisciplina de "Organização e Gestão da Educação",constatei que o ensino é de responsabilidade dos governos Federal, Estadual e Municipal. Que de acordo com a legislação cada um destes entes federados tem autonomia própria, cumprindo com suas atribuições/deveres para com a educação, desenvolvendo um trabalho de descentralização e colaboração entre União, Estado e Município.
O sistema federal exerce poder maior, representado pela União, tendo como responsabilidade a legislação, normatização e planejamento do ensino. Também é de sua alçada, prestar assistência técnica e financeira aos estados e municípios.
A União, os Estados, e os Municípios organizarão de forma colaborativa, o planejamento dos seus sistemas de ensino, ou seja, precisam “caminhar juntos” e não de forma isolada, para buscar uma melhor qualidade no ensino.
De acordo com a emenda da Constituição federal de 1988 Nº. 14/96 estabeleceu como prioridade dos municípios a educação infantil e o ensino fundamental. O ensino fundamental e médio ficou como incumbência do estado.
As leis continuam sofrendo alterações até os dias de hoje, através dos poderes executivo, legislativo e judiciário, com emendas na legislação brasileira, com o intuito de inovar, buscar mudanças que visam uma melhoria na educação.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ao ler o texto “Política pública e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado”, proposto pela interdisciplina ‘Organização e Gestão da Educação’, pude perceber que os conceitos Democracia, Estado, Globalização,Participação, Neoliberalismo,Política, Política Educacionais e Políticas Pùblicas estavam bastante interligados. Ao tomar conhecimento do significado destas palavras pude confirmar o que havia escrito sobre cada uma delas, ou seja, os significados por mim escritos eram semelhantes ao do texto, porém com outras palavras.
A leitura do texto me causou indignação, pois, revela a manipulação da classe dominante na educação, onde somente uma minoria se beneficia, prevalecendo os interesses financeiros, não se preocupando com a qualidade do ensino, mas sim nos lucros que o setor produtivo traria. Pude perceber que a democracia e a luta pelos seus direitos começaram a acontecer após um longo período de ditadura.
Ainda bem que de lá para cá, muita coisa mudou, mas ainda há muito que melhorar. Acredito que com democracia, honestidade e dignidade da parte de todos os interessados em querer/fazer o melhor, onde realmente TODOS possam participar dessa mudança...., garantindo assim, melhores condições de vida para todos em todos os aspectos.




5º Semestre