terça-feira, 14 de outubro de 2008

Organização do Ensino Fundamental

A leitura do texto “Organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem” de Maria Beatriz Gomes da Silva nos diz que o currículo é o coração da escola, e que esta organização curricular está dividida em regime CICLADO ou regime SERIADO.
O regime seriado está mais voltado à pedagogia tradicionalista, voltada para a inserção no mercado de trabalho, já o regime ciclado a pedagogia é inovadora, democrática, inclusiva. No regime ciclado diz que “o conhecimento não é transmitido nem está pronto, mas sim construído permanentemente”.
Infelizmente o texto me fez perceber que a escola onde trabalho tem mais a ver com o regime seriado que com o ciclado, como ainda acontece na grande maioria de nossas escolas brasileiras.
No texto diz que “na construção do PPP todos os envolvido devem estar presentes, discutindo, debatendo nas tomadas de decisões da escola, como professores, alunos, pais e funcionários”. Mas na escola onde trabalho não é bem assim que acontece, desta construção participa somente professores juntamente com a secretaria do município, pois, em nossa escola não existe CPM.
Como nossa escola será democrática e inclusiva, se pais, alunos, funcionários não participam das tomadas de decisões da escola? Como vamos saber o que é melhor para nosso aluno, se os maiores interessados para que isso aconteça não se fazem presentes nestas discussões? É preciso sair do comodismo, arregaçar nossas mangas e iniciar esta transformação agora, já.
Nossa escola precisa urgentemente de mudança, reformulando nosso PPP, envolvendo todos os segmentos (pais, aluno, professores e funcionários), na construção do mesmo, participando, discutindo, elaborando um currículo voltado para a realidade na qual a escola faça parte, decidindo em conjunto metas e planos de acordo com os interesses e necessidades dos alunos, valorizando a cultura, o saber e as experiências que eles trazem consigo, só assim estaremos a caminho de uma educação de melhor qualidade para todos.

Organização e Gestão da Educação

Conhecer as constituições de 1934, 1937, 1946,1967 e 1988 foi de grande valia para mim, pois, pude perceber as alterações/emendas que foram ocorrendo nas leis até os dias de hoje com a constituição de 1988.
Que bom que de lá pra cá muitas coisas mudaram e para melhor, pensando num melhor qualidade de vida para todos em todos os sentidos, que surgiram as leis, para assegurar os direitos mínimos de todos os cidadãos brasileiros viverem com dignidade e cidadania.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ao realizar a proposta da atividade de Psicologia da Vida Adulta, a leitura do texto “Aprendizagem na vida adulta” me fez perceber que nós adultos nos encontramos no estágio Operatório Formal, ou seja, somos capazes de refletir sobre nossos próprios pensamentos e opiniões, tendo maturidade suficiente para decidir que caminho prosseguir diante dos obstáculos que a vida nos prega.
Nós adultos estamos em constante processo de aprendizagem, aprendizagem essa que adquirimos na interação entre sujeitos e com o meio na qual faça parte. Esse conhecimento é assimilado individualmente, dependendo de cada indivíduo, ou seja, mostrará entusiasmo e interesse por aquilo que lhe está sendo passado naquele momento, se condizer com sua realidade de vida, caso contrário não construirá conhecimento.
Ao compartilhar os conhecimentos adquiridos com as pessoas ao seu redor, podemos perceber diferentes pontos de vista, que devem ser respeitados por cada um de nós, pois, ninguém pensa igual a ninguém, cada um tem suas idéias próprias, e seu tempo para aprender, e o mais importante é não deixar se influenciar.